INSTITUTO MILLENIUM

REVISTA EXAME

  • July 19, 2013

 

 

16.07.2013 – 16h54

Um brasileiro ocular em Nova York e no Mundo – Alcir Navarro da Silva

Alcir Navarro da Silva

Muito fotógrafos conseguem aquela imagem. Preparam o ambiente, e a partir de um “click”, a imagem conquista o mundo. Outros fotógrafos conseguem aquele momento, e na maioria das vezes, são os momentos oculares da história mundial. Nós brasileiros temos alguns exemplos de profissionais de renome internacional, que graças à sensibilidade humana e profissional, conseguiram transmitir ao mundo uma visão verdadeira dos acontecimentos.

Vivendo há mais de 30 anos em Nova York, o Brasileiro, carioca e fotógrafo profissional Alcir Navarro da Silva, conquistou a mídia através de sua visão, mais do que privilegiada dos acontecimentos mundiais. Alcir mudou para Nova York no início dos anos 80, e estudou na famosa escola Parsons School of Design, um dos principais centros de Design e Arte mundial.

Iniciou sua carreira fotografando capas de livros para editoras norte americanas. Mas fez carreira contribuindo para diversos veículos brasileiros como fotógrafo correspondente internacional, tais como Manchete, Isto É, Época, Bravo, Exame, Caras, Jornal do Brasil, O Globo, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, entre outros. Atualmente, Alcir integra a equipe da Revista Veja.

Como correspondente internacional atuou em Israel, Cuba, França, Tailândia, México, Colômbia, Chile, Alemanha, Espanha, entre outros da grande lista internacional.

Fez fotos memoráveis, inclusive sua testemunha direta e ocular do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova York, que a partir da janela de seu apartamento viu as duas torres irem ao chão. Além disso, tem diversas fotos históricas na ONU e também a foto da prisão de PC Farias no retorno da Tailândia para o Brasil.

Alcir Navarro da Silva, conversou com o Blog EXAME Brasil no Mundo sobre sua experiência internacional. Inclusive cedeu algumas imagens para que nosso leitores conheçam seu trabalho. Um dos temas que hoje mais atraem Alcir é a Liberdade. Em recente visita ao Brasil, na FLIP, Alcir pode expor seus trabalhos e também falar um pouco sobre o tema.

Veja o link dos trabalho de Alcir, www.alcirndasilva.com  

Brasil no Mundo: São mais de 30 anos de fotojornalismo. Em toda a sua carreira, quais foram os episódios que mais marcaram sua vida?

Alcir da Silva: O ataque terrorista de 11 Setembro de 2001, onde vi as duas torres caindo.

Brasil no Mundo: Um brasileiro em Nova York, como você compararia sua profissão em Nova York e no Brasil?

Alcir da Silva: Eu comecei a fotografar em New York, acho que estar em New York você está perto de eventos e notícias que repercute muito no mundo da Diplomacia , Economia , Moda , Política e Eventos Culturais pra mim, e para o centro do mundo.

No Brasil só fiz um trabalho onde fui fotografar a eleição presidencial de1989, e foi uma experiência muito boa ver multidões de brasileiros indo para a urna votar.

Brasil no Mundo: Você presenciou em tempo real, e com uma famosa imagem, o 11 de setembro de 2001. Como foi o dia para você? Que lembranças você têm? E, como foi o espírito do fotógrafo Alcir neste dia?

Alcir da Silva: Sempre de manhã vou pra janela do meu apartamento no décimo primeiro andar, e da sala vejo como está o tempo, ver as pessoas passarem, indo pro trabalho e na frente da janela eu via essas duas torres enormes cortando a linha do horizonte. E ver dois prédios gigantes caindo é uma coisa que você não esquece. Fotografei os prédios caindo da minha janela, e depois fui fotografar as pessoas chegando feridas na frente do hospital Saint Vicent, para minha surpresa não vi muita gente chegando machucado como eu esperava ver acho que quem podia correr correu .

Brasil no Mundo: Como você tem acompanhando os últimos acontecimentos no Brasil? Você acredita em mudanças?

Alcir da Silva: Estes protestos no Brasil são parecidos com o protesto 99% contra Wall Street, é um protesto sem partido político.

Hoje as pessoas têm uma capacidade de organizar grupos muito grandes através das redes sociais, isso é um perigo para os governantes no Brasil, onde o povo está muito mais revoltado com a corrupção, violência e a falta de infra- estrutura .

Brasil no Mundo: Você tem acompanhado durante muito tempo os acontecimentos na ONU. Como você vê a organização? Ela precisa de mudanças?

Alcir da Silva: Uma vez me contaram uma piada que a ONU foi feita para um país espionar o outro legalmente.

Acho que a ONU precisa de uma mudança, uma delas que já foi citada como melhor gastar o dinheiro de países que contribuem com a ONU e outras reformas . As vezes tenho a impressão que a ONU perdeu um pouco de prestigio, as pessoas não acreditam que a ONU está fazendo o suficiente para resolver os problemas  do mundo, e que requer uma atenção maior. A ONU passa resoluções, mas parece que ninguém respeita, e a guerra continua.

Brasil no Mundo: Quais serão os seus próximos projetos? Projetos no Brasil?

Alcir da Silva: Acabei de fazer uma exposição de fotos na FLIP, na Casa da Liberdade em Paraty, e o tema da Exposição foi ” Liberdade “. Eu gostaria de dar continuidade nesse tema, porquê liberdade é um tema onde posso mostrar, através da fotografia, as pessoas quebrando barreiras, para serem mais livres, e isso é uma continuação em diferentes temas como por exemplo ambiente social, política, questões sexuais, entre outros.

Atentado Terrorista de 11 de setembro de 2001 NY – Alcir Navarro da Silva

Prisão de PC FARIAS – Alcir Navarro da Silva – Capa Isto É

Discurso de Kadaffi na ONU – Alcir Navarro da Silva